Poços artesianos podem combater crise hídrica

Poços artesianos podem combater crise hídrica

 

A crise hídrica, como é chamada a falta de água para os abastecimentos das cidades, vem afetando há décadas várias regiões do Brasil. Com as secas extremas, as cidades mais atingidas foram submetidas ao racionamento de água que, além de causar transtornos nas residências, podem diminuir, ou mesmo estagnar, as produções nas indústrias. 

Em decorrência desses impactos, a instalação de poços artesianos se tornou uma forma alternativa de superar o problema. Pela sua profundidade, as chances de um poço artesiano secar devido às mudanças climáticas se tornam menores.

Sendo fonte exclusiva de abastecimento de 50% das cidades brasileiras, segundo dados da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), as instalações de poços artesianos podem dobrar nos próximos anos. Além disso, esse recurso possui outras vantagens, que citaremos a seguir.

Abastecimento sustentável 

Desde que obedeçam às normas de segurança e qualidade, que você pode encontrar neste post, os poços artesianos se tornam uma alternativa sustentável. Isso porque o abastecimento público e de caminhões-pipa causam grande desperdício, que podem ser evitados com os poços.

Além disso, o poço artesiano pode durar até 30 anos, se for feita a manutenção regularmente.  

Sem interrupções

Como vimos acima, a crise hídrica transformou o racionamento de água em uma realidade para milhões de brasileiros, o que impactou principalmente as indústrias, comércios e agronegócios. Ao optar pelos poços artesianos, esses locais garantem uma produtividade sem hiatos e com maior faturamento, por ser um recurso econômico comparado com outros sistemas de fornecimento hídrico. 

Os condomínios residenciais também podem optar por esse recurso natural para diminuir os transtornos durante o racionamento de água e também diminuir os gastos. De acordo com especialistas, um único poço pode suprir o consumo de um condomínio de tamanho médio.

Economia

Com a crise econômica, é importante que a economia ocorra em todas as áreas, inclusive nos gastos com água. Para quem faz o uso desse recurso em larga escala, essa economia é ainda mais significante. Por isso, a instalação de poços artesianos é a melhor solução. Segundo especialistas, os poços artesianos podem gerar uma economia de até 50%.  

Rapidez na construção

O poço artesiano ainda é uma solução rápida; a sua construção varia de 5 a 20 dias, dependendo do local e do tipo de construção (saiba aqui os tipos de poços). 

Valorização do terreno

Por todos os recursos citados, um terreno ou lote que conta com o abastecimento gerado por poços artesianos costuma ser mais valorizado. A porcentagem dessa valorização é incerta, mas não depender do fornecimento público de água é uma garantia significativa que pode ser apresentada ao comprador.


 

Agora que você já sabe de todas as vantagens que o poço artesiano pode trazer se for instalado da maneira correta e por especialistas, faça seu orçamento aqui com a Geodril. Com mais de 50 anos de tradição, nós garantimos sua segurança e um futuro de sucesso com as vantagens do poço artesiano.