<

Poço artesiano para irrigação: conheça as vantagens

Poço artesiano para irrigação: conheça as vantagens

Técnicas de suprimento de água são bem conhecidas no meio agrícola, são utilizadas principalmente em plantações. 

O déficit hídrico pode ocorrer em consequência de longos períodos sem chuva, e essa carência pode impactar diretamente  em produções agrícolas. Por esse motivo, é uma ótima alternativa em meios rurais, pois recupera deficiência hídrica em plantas, garantindo que os resultados da produção agrícola não seja impactado negativamente.


A Geodril vai falar nesse blog sobre o que é irrigação, seus benefícios e como essa captação de água pode ser realizada por poços artesianos. Aproveite a leitura!
 

O que é um sistema de irrigação?

Um sistema de irrigação consiste em técnicas de suprimento de água artificialmente, utilizando de alguns dispositivos e equipamentos com a finalidade de manter as plantações agrícolas saudáveis. 


Os sistemas de irrigação são utilizados pelos agricultores como substitutos da chuva, existem regiões que passam por longos períodos sem chuva e a irrigação pode ser a solução para as plantações nesses locais. 


A água é um fator indispensável para o crescimento efetivo de plantas, por isso a opção de irrigação acaba se tornando tão utilizada entre os produtores agrícolas.


Os principais  sistemas de irrigação são:

 

  1. Irrigação Localizada

Esse sistema permite uma irrigação com alta frequência e baixo volume, aplicando água diretamente na raiz das plantas, proporcionando uma economia maior dos recursos hídricos.


Essa irrigação pode acontecer através dos gotejadores ou microaspersores, dessa forma o solo é mantido sempre úmido gastando pouca água. 
 

  1. Irrigação por Aspersão

É o tipo de irrigação que por suportes com orifícios altos simula a chuva, são geralmente utilizados em solos super penetráveis e com baixa disponibilidade hídrica, oferece uma irrigação constante com baixo volume de água por aplicação. 

 

  1. Irrigação por Microaspersão

Esse método é chamado assim porque concentra o abastecimento hídrico em uma área específica, é comumente utilizado como sistema de irrigação para hortas, pomares ou em plantações que crescem em estufa. 

 

  1. Irrigação por Superfície 

 Também é conhecido como irrigação por gravidade, pois permite que a superfície do solo seja irrigada pelo efeito da gravidade, esse é o sistema que consegue abastecer maiores áreas. 
 

Esse método de irrigação é utilizado principalmente em plantações de cereais.  
 

  1. Irrigação Subterrânea

Como o próprio nome já diz, esse sistema mantém a irrigação abaixo do solo, aplicando água diretamente nas raízes das plantas. 

A tubulação que vai promover essa irrigação depende principalmente do solo. 
 

Você conhece os benefícios de um sistema de irrigação?

Sistemas de irrigação tem o intuito principal de fornecer recursos hídricos a um determinado solo, porém existem outros benefícios, tais como:
 

  • Aumento e controle da produção agrícola

  • Aumento da regularidade de dispensação dos recursos hídricos

  • Aumento da qualidade dos produtos agrícolas 

  • Possibilita uma maior oferta de fertilizantes através da fertirrigação

  • Possibilita a exploração de solos semi áridos e áridos

  • Eficiência durante a aplicação de água 

  • Sistemas com grande capacidade de adaptação em diferentes solos

  • Solo úmido por mais tempo

  • Maior rentabilidade dos recursos hídricos

  • Aumento da diversidade de plantações

  • Menor risco para as produções agrícolas

 

Vale lembrar que os sistemas de irrigação proporcionam modernidade às produções agrícolas, permitindo que mesmo durante períodos com pouca ou nenhuma chuva, esse tipo de tecnologia permite que toda a plantação não seja perdida em decorrência da secura, contribuindo até com o aumento da produtividade agrícola. 

 

Sistemas de irrigação podem depender de poços artesianos?

Os poços artesianos são sistemas de captação de água, comumente utilizados em localidades remotas, conhecidos por proporcionar água de qualidade livre de contaminação humana. 


A perfuração de poço considera alguns fatores como a condição geológica do local e qualidade da água, para que o entendimento sobre o assunto fique mais claro aconselhamos que você leia o artigo sobre perfuração de poços artesianos.


Mas afinal, os sistemas de irrigação podem ser alimentados por poços artesianos?

Com certeza! Poços artesianos são ótimos instrumentos que possibilitam a alimentação desse tipo de sistema. 
 

Vantagens do uso de sistemas de irrigação alimentados por poços artesianos 

As águas captadas por poços artesianos são de ótima qualidade e esse fator pode influenciar diretamente na qualidade da plantação. 
 

O método de alimentação de sistemas de irrigação por meio de poços artesianos é uma prática comumente adotada por profissionais agricultores. 
 

Esse método não se sujeita a possibilidade de tempos sem chuva, mantendo a plantação sempre irrigada e saudável, tudo isso a longo prazo pode gerar uma grande economia aos produtores agrícolas. 
 

As vantagens que mais se destacam são:

  • Fornecimento de água de qualidade ao cultivo

  • Funciona em diferentes tipos de solo

  • Pode ser fonte de alimentação para diversos tipos de sistema de irrigação

  • Garante abastecimento hídrico as plantas durante tempos com falta de chuva

  • Aumenta a qualidade da safra

 

Casal de agricultores em uma plantação de alfaces hidropônicas.

Como escolher o tipo de poço artesiano adequado ao meu sistema de irrigação?

A consideração de escolha de um tipo de poço artesiano deve considerar alguns fatores como o tipo de terreno, como a água captada será utilizada e várias características geológicas pertinentes.
 

Deve-se considerar também as características de cada poço, por esse motivo, falaremos abaixo sobre os principais tipos.
 

  1. Poço caipira: perfurado manualmente e sua profundidade pode variar, geralmente proporciona o fornecimento de uma água mais rasa, considerada como água de baixa qualidade para o consumo humano. Como está sujeita a fatores climáticos pode sofrer com evaporação, além de estar exposta à contaminação;
     

  2. Poço semi-artesiano: é um poço com profundidade maior que a de um poço caipira, por esse motivo, faz a captação de uma água mais segura;
     

  3. Poço artesiano: esse tipo de poço é o que tem maior profundidade, a perfuração de um poço artesiano pode chegar até a formação rochosas, sua perfuração envolve também a cimentação do local acima do furo para garantir que a água captada não sofra com contaminações. 
     

É o tipo de água que oferece água de maior qualidade, pureza microbiana e sais minerais. 

Para o abastecimento efetivo de um sistema de irrigação, o poço artesiano deve ter uma vazão de água adequada à necessidade de irrigação do sistema, ou seja, um poço artesiano deve dar suporte igual ou superior à necessidade hídrica do sistema de irrigação para que o processo ocorra de forma satisfatória. 

Por isso, características dos sistemas de irrigação devem ser considerados antes da escolha pelo tipo de poço artesiano. 

O produtor agrícola que considera utilizar esse método para alimentação do sistema de irrigação também deve considerar que um poço artesiano precisa passar por manutenções regulares para funcionar corretamente. 
 

Manutenção de poços artesianos 

A manutenção de um poço artesiano considera que quanto mais usada as bombas, maior deve ser a frequência de manutenção, sem a devida conservação o sistema pode apresentar falhas constantes. 

A longo prazo a falta de manutenção pode gerar perda de dinheiro ao produtor agrícola. A manutenção do poço artesiano é sem dúvidas um investimento que vale a pena e garante que o sistema não precise ser totalmente trocado.

Manutenção preventiva e regular garante a melhoria da vida útil do equipamento, se o poço artesiano é usado como fonte de alimentação de um sistema de irrigação, por exemplo, os cuidados com a sua manutenção devem ser redobrados, de forma que não gere impactos negativos em toda a produção agrícola. 

A Geodril faz a manutenção de poços artesianos, conheça nosso serviço.
 

Poço artesiano em Brasília

Durante a leitura foi possível enfatizar que poços artesianos podem ser  uma ótima opção como alimentadores de sistemas de irrigação. 

A perfuração de um poço artesiano em Brasília deve ser realizada por profissionais capacitados e homologados no CREA-DF (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal).

Por se tratar de um serviço que envolve algumas etapas, a escolha da empresa que vai conduzir todo esse processo é muito importante e primordial para a execução correta do projeto. 

A Geodril é uma empresa especializada na perfuração de poços artesianos em Brasília e está há mais de 50 anos atuando e sendo referência no mercado. 

Desde 1965, abastece famílias, negócios e futuros através de um trabalho de qualidade, equipamentos do segmento modernos, profissionalismo, dedicação e pessoal qualificado refletido em décadas de tradição.

Nossos clientes sabem que podem contar conosco, venha fazer parte dessa história de tradição com a empresa pioneira em perfuração de poços artesianos em Brasília, entre agora em contato com a Geodril!