E é aí que entram os poços artesianos, sendo excelentes sistemas de captação de água para o meio rural. Se você busca mais informações sobre como fazer a perfuração do seu poço artesiano, continue a leitura e informe-se um pouco mais sobre o assunto.
Um poço artesiano é o meio para obter os recursos hídricos presentes nos sedimentos de rochas e lençóis freáticos subterrâneos. O objetivo é captar água de boa qualidade, que tem características físicas, biológicas e químicas benéficas à saúde. Por isso, ideal para o consumo.
Poço artesiano: as águas saem dele de forma espontânea, pela pressão natural, sendo necessário apenas retirar porções de terra para que a água surja de modo emergente.
Poço semi-artesiano: a água é captada por meio de equipamentos que fazem o bombeamento, através da vazão estimulada, muito efetivo na captação de água.
Poço freático: também chamado de cisterna, cacimba ou poço caipira, é mais raso que os outros poços e capta a água superficialmente dos lençóis freáticos.
Buscar uma empresa registrada e homologada pelo CREA, com atestado de capacidade técnica para o serviço;
Solicitar as autorizações de órgãos estaduais;
Solicitar as autorizações de gestores de recursos hídricos;
E demais condições necessárias.
É necessário observar as condições do terreno para a execução da obra, principalmente para saber quais serão as sondas perfurantes utilizadas: rotativas ou percussoras, além dos fatores estruturais e ambientais.
Em média, a obra dura de 5 a 20 dias para a execução total.
A avaliação periódica de manutenção preventiva deve acontecer ano a ano ou, no máximo, de 2 em 2 anos, para que a vida útil do poço se prolongue bastante.
Na manutenção, os equipamentos hidráulicos e elétricos serão analisados e testados, e feitas as devidas substituições de cabos, tubos e quadros de comando, executada a manutenção da bomba, se for o caso. Para isso, é importante buscar profissionais experientes, como os da Geodril.