<

O que é preciso para construir poço artesiano residencial?

O que é preciso para construir poço artesiano residencial?

Todos sabem que não há vida sem água. Infelizmente, no Brasil, muitas pessoas ainda precisam viver sem a garantia de água potável todos os dias. E outros milhões sofrem com a conta de água, que passa por reajustes todo ano. 

 

Um poço artesiano é a solução para evitar o racionamento ou o desabastecimento de água na propriedade. A construção garante o fornecimento de água em casas, condomínios, ou espaços maiores, como empresas, chácaras e indústrias, evitando desperdícios.

 

Em 2019, havia mais de 2,5 milhões de poços tubulares no país que, ao ano, são capazes de extrair 17.580 milhões de metros cúbicos de água. A medida de um metro cúbico equivale a mil litros. Para efeito de comparação, uma pessoa utiliza 110 litros de água por dia para atender suas necessidades básicas. 

 

Os dados são do estudo Revolução das Águas Subterrâneas no Brasil: Importância do recurso e os riscos pela falta de saneamento básico, conduzido pelo Instituto Trata Brasil em parceria com o Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas da Universidade de São Paulo (CEPAS /USP).

 

Nos últimos anos, o avanço da crise hídrica e a consequente necessidade de mais fontes de água que evitam o desperdício alavancou ainda mais a construção de poços artesianos. Segundo dados da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), os poços são fonte exclusiva de água em 50% dos municípios brasileiros. 

 

Apesar de serem muito utilizados, as regras para furar poço artesiano ainda não são claras para a população geral. Segundo o estudo do Instituto Trata Brasil citado acima, cerca de 88% dos poços tubulares são clandestinos, ou seja, não respeitam as normas para a construção da estrutura.

 

O desrespeito às normas gera contaminação dos aquíferos, água imprópria para uso, fluxo de água comprometido, risco de afundamento do solo entre outras consequências danosas. 

 

A Geodril Poços Artesianos ajuda milhares de brasileiros a conquistar o acesso à água em segurança desde 1965. Para esclarecer os principais pontos necessários para a construção de poços artesianos no Brasil, a Geodril preparou este blog. 

 

O que é poço artesiano

Quando se pensa em recurso hídrico, é comum imaginar um rio ou uma nascente d’água. Mas, na realidade, cerca de 97% das águas doces se encontram na forma de aquíferos. Ou seja, estão armazenadas em formações rochosas subterrâneas. 

 

As rochas que compõem a estrutura são porosas e permeáveis, o que permite a movimentação subterrânea da água para abastecer os rios e também a extração por meio de um poço artesiano.

 

Os poços artesianos são estruturas em forma de tubo profundo feitas no solo com o objetivo de extrair água. Como a pressão é elevada no subsolo, a água se desloca do reservatório natural para o poço naturalmente. Mas, se não houver pressão suficiente, um motor é instalado para bombear a água. 

 

Após realizado o procedimento, o beneficiado tem acesso a água própria para o consumo humano de forma contínua e prática. Um poço artesiano é um investimento que gera qualidade de vida e economia com responsabilidade ecológica. 

 

Tipos de poços

É possível dividir os poços em categorias: poço caipira, poço semi-artesiano e poço artesiano. 

 

A profundidade é a grande diferença entre eles. O poço profundo chega a até 2 mil metros, o que exige autorização e equipamentos específicos para captação de água. Eles podem ser classificados como artesiano, poço semi-artesiano ou misto, dependendo da rocha que perfuram e da capacidade de vazão.

 

O poço caipira contempla cisterna, cacimba ou amazonas. As estruturas alcançam até 20 metros, são construídas manualmente e revestidas com tijolos ou anéis de concreto. 

 

Regras para construção de um poço artesiano

O trabalho de construção do poço exige conhecimento técnico, experiência e local adequado. 

 

Todos os tipos de poço devem atender às regras para sua construção. De outra forma, o poço é considerado clandestino e o proprietário do local fica sujeito à interdição com aplicação de multa. 

 

Além do mais, a prática irregular de construção de poços é considerada crime ambiental.  A regularização de poços artesianos é importante para garantir a segurança na construção, a preservação do meio ambiente e a qualidade da água de poço. 

 

Autorizações

Para construir e utilizar um poço artesiano, o proprietário deve conseguir a licença ambiental de perfuração e a outorga de uso da água. O caminho para conseguir essas autorizações é diferente em cada estado, visto que elas são estaduais.

 

O objetivo principal da licença ambiental é avaliar o impacto da construção do poço artesiano no solo e nos lençóis freáticos, impedindo a contaminação da água. Cada localidade apresenta suas particularidades, que são avaliadas pelo órgão competente considerando o projeto apresentado. 

 

A outorga de uso da água permite ao proprietário de um poço o uso da água em determinadas condições por um período de tempo. 

 

O decreto 22.358/01 dispõe sobre a outorga de direito de uso de água subterrânea no território do Distrito Federal. 

 

Segundo o documento, cabe à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos “a concessão de autorização para perfuração de poço tubular e outorga de direito de uso de água subterrânea, bem como proceder ao monitoramento quantitativo, qualitativo e à fiscalização.”

 

Para ter o seu pedido analisado, o interessado deve preencher formulário no âmbito da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos com:

 

  • identificação do requerente;

  • localização do imóvel;

  • localização geográfica do ponto de captação;

  • prova de posse regular do terreno, como o título de propriedade;

  • tipos de usos previstos para os recursos hídricos;

  • volume mensal que se pretende captar;

  • volume mensal a ser armazenado no reservatório do poço;

  • tipos de captação da água, equipamentos e obras complementares;

  • quaisquer outras informações adicionais, a critério da Subsecretaria de Recursos Hídricos.

 

Normas Técnicas

Assim como demais obras de engenharia, a construção de poços artesianos precisa seguir as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). No caso de poço tubular, as normas 12212 e 12244.

 

A norma 12212 estabelece requisitos mínimos ao projeto de poço para captação de água subterrânea e a norma 12244 estabelece os requisitos para a construção de poço para captação de água subterrânea.  

 

Ou seja, as normas técnicas guiam os profissionais a uma extração de água segura, eficiente e sustentável.

 

Legislação

As leis sobre o tema tratam principalmente sobre a coibição de poços clandestinos. A Lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997 instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. 

 

O Art.49 da Lei afirma que “perfurar poços para extração de água subterrânea ou operá-los sem a devida autorização” constitui infração das normas de utilização de recursos hídricos.

 

O artigo seguinte determina que o infrator deve fechar o poço construído e repor ao seu antigo estado os recursos hídricos, assim como descrito no Código de Águas.  Além disso, o transgressor está sujeito a aplicação de multas proporcionais à gravidade da infração, que podem variar entre R$100 a R$50 milhões.   

 

Análise da área

Um poço convencional pode ter sua profundidade entre 100 e a 2 mil metros, conforme análise do geólogo. É preciso avaliar minuciosamente o local onde será instalado o poço artesiano para atender os requisitos mínimos de segurança.  

 

Em termos de área, o poço artesiano precisa de um espaço de seis metros de largura e 22 metros de comprimento. 

 

A não observação das medidas necessárias para a construção do poço artesiano pode causar prejuízos graves, seja na qualidade da água, seja na segurança do local.

 

É importante lembrar que, além do espaço necessário para o poço em si, é preciso considerar que o material da obra deve ser acomodado nas redondezas do poço. O equipamento utilizado na perfuração do poço ocupa, em geral, o espaço de dois caminhões em comprimento e 7 metros de largura.

 

Profissionais licenciados

 

No mundo contemporâneo, a especialização profissional é uma necessidade. A tecnologia evoluiu a ponto que se faz necessário estudos e experiência para dominar uma área de conhecimento. 

 

Não se leva um carro quebrado para consertar em um consultório médico, nem se vai ao mecânico para tratar doenças. Um técnico eletricista, para citar um exemplo menos absurdo, pode ser especialista em consertar celulares, mas ainda assim pode ter resultados frustrantes na manutenção de computadores. 

 

É possível aplicar o mesmo raciocínio para a construção de poços artesianos. Uma empresa especializada no assunto trabalha cotidianamente com perfuração de solo, tubulação de aço, bomba de poço artesiano, filtro para poço artesiano feito de aço galvanizado para impurezas e o que há de mais tecnológico para extração em segurança de água limpa.

 

Os profissionais devem ter formação na área para garantir o melhor resultado. Um geólogo ou engenheiro de minas precisa planejar, monitorar e acompanhar a construção. O profissional responsável deve ser registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

 

Antes de iniciar a construção, o geólogo ou engenheiro de minas, em conjunto com sua equipe, prepara relatórios acerca da concepção do poço. 

 

O contratante recebe as informações técnicas sobre a localização, sondagem, características construtivas e hidráulicas, gráficos com condições de exploração, análise físico-química e bacteriológica, além da outorga de uso. 

 

As etapas para a construção do poço artesiano envolvem perfuração, revestimento, pré-filtro, moto-bomba e vedação. 

 

Poço artesiano para a sua residência

Poços artesianos são uma alternativa saudável e barata para a população, que pode ter um bom nível de vida com o uso de água poente a partir de fontes subterrâneas.

 

A Geodril é especialista em construção de poços artesianos residenciais. A empresa trabalha com diversas soluções e realiza testes com aparelhagem específica para medições, focados no funcionamento correto do poço artesiano para atender a sua necessidade. 


Entre em contato com a Geodril para saber mais!