Manutenção de Poços Artesianos

Manutenção de Poços Artesianos

 

Quanto maior o tempo, e também maior a frequência, em que as bombas forem usadas, maior será a necessidade de manutenção, claro, mas é importante destacar que algumas falhas podem ser causadas pelo descuido na instalação, e por isso é tão importante que quem tenha essa responsabilidade a faça com bastante cuidado e atenção.

Cada equipamento tem o seu processo de instalação, e pode ser um diferencial interessante ter acesso ao manual do fabricante e à assistência técnica, se ocorrerem problemas pouco comuns.

Notou algum problema no funcionamento do seu poço artesiano? Continue a leitura e informe-se um pouco mais sobre o assunto.

 

Águas superficiais e subterrâneas

Águas superficiais são aquelas que ficam na superfície, não penetrando no solo, vindas das chuvas ou das águas subterrâneas e que dão origem a rios, lagoas, lagos, etc. 

Já as subterrâneas estão localizadas abaixo da superfície terrestre e que servem aos poços artesianos. É necessário perfurar o solo para chegar às camadas onde elas se encontram e, para facilitar a retirada dessas águas, é usada uma bomba d'água que drena a água, levando-a para a superfície. 

 

O crescimento do abastecimento por águas subterrâneas

A crise hídrica foi um dos grandes motivos para o impulsionamento do uso de águas subterrâneas nos últimos anos, e esse tipo de abastecimento conta com inúmeras vantagens, como por exemplo: 

  • Os investimentos são mais baixos que os das águas superficiais;

  • O prazo de execução das obras é bem menor;

  • Não é necessária a construção de barragens, adutoras, e nem de estações de tratamento;

  • Os custos de manutenção e de operação são baixos; 

  • A água, geralmente, sai do poço sem a necessidade de tratamento especial, apenas simples cloração/fluoretação;

  • Os sistemas de abastecimento de água com poços são de operação simples e rápida;

  • O impacto ambiental gerado pelo poço é menor que o de uma barragem.

 

Conserto de bombas submersas para poços artesianos

Após um certo tempo de uso, ocorrem desgastes que fazem com que a bomba utilizada apresente falhas e defeitos naturais. Quando isso ocorre, é necessário procurar por empresas que oferecem o conserto de bombas submersas para poços artesianos. 

Na verdade, quando há a manutenção preventiva e periódica, que é aquela feita antes de que o problema apareça e que ocorre de tempos em tempos, a vida útil do equipamento é muito prolongada, evitando gastos com a aquisição de um novo equipamento, por exemplo. 

O conserto de bombas submersas para poços artesianos, realizado por uma empresa especializada, oferece diversas vantagens: além de aumentar a durabilidade, é também um fator de economia, pela manutenção ter um custo muito mais baixo que o valor cobrado de um equipamento novo.

Durante o conserto, o equipamento será desmontado e testado, podendo ser realizada a troca de peças se estiverem apresentando algum tipo de problema. 

 

A aparência e a eficiência dos equipamentos 

É essencial observar se a bomba tem parafusos enferrujados, entortados, ou com algum problema que diminua a qualidade do fornecimento, distribuição, ou que afete as características da água retirada. 

Os defeitos mais comuns são os encontrados na bomba, que:

  • Funciona, mas não extrai água;

  • Fornece vazão inferior à normal;

  • Perde força depois da partida;

  • Sobrecarrega o motor;

  • Vibra;

  • Dá partida com pouca ou nenhuma vazão;

  • Tem ruídos anormais.

 

Cada problema exige uma solução diferente, com testes e aparelhos específicos para as medições e a verificação do funcionamento correto; por isso é tão importante buscar profissionais que tenham o reconhecimento do mercado e bastante experiência.