<

Bomba para poço artesiano: os tipos e desafios mais comuns

Bomba para poço artesiano: os tipos e desafios mais comuns

Uma bomba para poço artesiano é o equipamento responsável por impulsionar a água do poço até a superfície, permitindo seu aproveitamento para diversas finalidades, como abastecimento, irrigação e uso industrial, entre outros. 

Fundamental para a extração de água subterrânea em poços perfurados, a bomba para poço artesiano é composta por um sistema de bombeamento com combustão ou motor elétrico para ser capaz de operar em condições desafiadoras. Esse sistema garante a eficiência e durabilidade do processo de extração.

Seu funcionamento se dá pelo princípio de sucção e pressão, onde a bomba cria um vácuo que puxa a água do poço, direcionando-a por meio de tubulações até a superfície. 

Sendo assim, a escolha consciente e adequada de uma bomba de água para poço artesiano é fator determinante que garante a eficiência do sistema e deve levar em consideração fatores como a profundidade do poço, o diâmetro do tubo, o volume de água e, principalmente, a demanda do uso. 

Mas afinal, você sabe quais são os tipos de bomba para poço artesiano? Consegue imaginar os tipos de desafios que essa bomba apresenta? Pensando nisso, a Geodril preparou este artigo para você! 

Continue a leitura e descubra tudo sobre a bomba de água para poço artesiano!

 

Quais são os tipos de bomba para poço artesiano?

Bomba Submersa

Como diz o nome, a bomba submersa é instalada dentro do poço, submersa na água. Esse tipo de bomba de água para poço é composta por um motor elétrico hermeticamente selado, acoplado a um conjunto de impulsores e difusores responsáveis pelo impulsionamento da água. 

É uma bomba projetada para poços artesianos mais profundos, capaz de lidar com maiores volumes de água, mantendo a pressão constante. Além disso, é uma bomba eficiente e silenciosa, uma vez que a água atua como um isolante acústico. 

 

Bomba de Superfície

Esse tipo de bomba de água para poço é instalada acima do solo, próximo ao solo e conectada a uma tubulação que permite a sucção e elevação da água. A bomba de superfície é adequada para poços menos profundos, com nível de água próximo da superfície. 

Sua composição inclui um motor elétrico ou combustão, acoplado a um sistema de impulsores e difusores que movem a água. A bomba submersa é um tipo de bomba para poço artesiano de fácil instalação e manutenção, principalmente quando comparada com a bomba submersa.

 

Bomba de Êmbolo

Também conhecida como pistão, a bomba de êmbolo é um tipo menos comum de bomba para poço artesiano, utilizado apenas em casos específicos. Ela utiliza de pistões e válvulas para criar o movimento que impulsiona a água do poço para a superfície. 

É uma bomba para poço geralmente operada manualmente com o acionamento de uma alavanca ou manivela, e, por isso, exige um poço raso em que a profundidade da água possa permitir a operação manual.

 

Quais as desvantagens de cada bomba para poço artesiano?

Bomba Submersa

Instalação e manutenção

Uma bomba submersa é um tipo de bomba para poço artesiano que requer equipamentos especiais e mais conhecimento técnicos, além de complexidade para a manutenção, uma vez que pode ser exigida a retirada da bomba do poço. A retirada da bomba, por sua vez, pode ser trabalhosa e, principalmente, custosa. 

 

Dependência da energia elétrica

A bomba submersa é um tipo de bomba para poço artesiano alimentada por um motor elétrico, pavimentando a necessidade de acesso à energia elétrica para que seu funcionamento ocorra de maneira adequada e correta. Em áreas remotas ou sujeitas às falhas de energia, pode ser que um sistema de backup ou o uso de geradores se faça necessário. 

 

Bomba de Superfície

Menor eficiência energética

Apesar de a bomba de superfície poder depender de um motor elétrico, ela tende a ser menos eficiente em termos de consumo de energia, resultando em altos custos de eletricidade. 

Maior ruído

Por ser um aparelho menos silencioso do que a bomba submersa, por exemplo, a bomba de superfície pode provocar um ruído maior no funcionamento do motor. Esse ruído pode ser considerado uma inconveniência a depender da altura e da proximidade com o local. 

 

Bomba de Êmbolo 

Operação manual

Por ser uma bomba que exige a operação manual e esforço físico, a bomba de êmbolo é um tipo de bomba para poço artesiano que conta com um limite de automação no processo de bombeamento. 

 

Menor capacidade de vazão

Comparada com a bomba submersa e a bomba de superfície, a bomba de êmbolo é uma bomba para poço que conta com uma capacidade de vazão menor, limitando sua aplicação quanto à grandes quantidades de água que precisa ser bombeada. 

 

Quais os desafios de uma bomba para poço artesiano?

Existem alguns desafios que uma bomba para poço artesiano pode enfrentar ao longo da operação, alguns dos principais são:

 

  • Desgaste e corrosão;

  • Entupimentos;

  • Variação do nível de água;

  • Falhas elétricas.

 

Poços Artesianos em Brasília é com a Geodril

Uma bomba para poço artesiano é vital para a captação da água subterrânea, proporcionando esse recurso para as mais variadas atividades humanas, de forma que seu uso adequado garante um abastecimento confiável e sustentável da água. Isso resulta no bem-estar das comunidades e no desenvolvimento de setores fundamentais para a sociedade, como áreas rurais e industriais. 

Vale lembrar, ainda, da importância de contar com a qualidade da água em um poço artesiano. Para saber mais sobre isso, clique aqui!

Você sabia que a Geodril preza pela qualidade da água que abastece os poços que instala? Isso é um dos principais fatores que impulsionam o bom funcionamento de uma bomba de poço artesiano. 

Por isso, trabalhamos com profissionais capacitados e equipamentos de alta qualidade. Quer saber mais? Entre em contato e agende sua visita!