A construção de poço artesiano ainda é tema que gera muitas dúvidas na população, especialmente, relacionadas aos locais possíveis de suportar a captação hídrica através desse sistema.
A obtenção de água por meio do poço artesiano deve acontecer de maneira segura e eficiente, por isso, para sua construção devem ser considerados alguns aspectos importantíssimos.
A Geodril é empresa referência em perfuração de poços artesianos e está há mais de 55 anos no mercado abastecendo famílias, negócios e futuros com segurança e total responsabilidade com o meio ambiente.
Para sanar as dúvidas referentes a construção de poços artesianos, nós destacamos a seguir quais as principais condições a se considerar antes de optar pela construção de um poço artesiano em determinada localidade, acompanhe a leitura e confira mais sobre o assunto.
Antes de considerar a construção de um poço artesiano em uma localidade, deve-se ter atenção quanto às etapas necessárias para a realização desse tipo de obra em uma residência ou área comercial.
Essas etapas são fundamentais para garantir a legalidade de um poço artesiano, além de assegurar que o meio de captação de água desempenhe a sua função de maneira eficiente, de forma a cumprir com todas as expectativas.
Os estágios que antecedem a construção de um poço artesiano são os mesmos, independente para qual finalidade será utilizada a construção, por isso, destacamos a seguir detalhes sobre cada uma das etapas, confira!
A análise da área da localidade onde será construído o poço artesiano é o primeiro passo do processo de sua construção, pois é necessário que a região apresente algumas características básicas para suportar esse tipo de obra.
As principais condições a se considerar são em relação às dimensões da localidade, pois é necessário uma área mínima com 6 metros de largura e 22 metros de largura, considerando a construção de um poço artesiano convencional com profundidade de 100 a 1,5 mil metros.
Outro detalhe importante que deve ser observado com atenção é a distância que um poço artesiano deve ter do outro que é de 500 metros, levando em consideração áreas que já possuem uma construção de captação de água.
Essa distância evita o afundamento do solo da região e prejuízos ao meio ambiente.
Além disso, é feito uma testagem da área da região a fim de garantir que essa captação não contribua com o decaimento da saúde de quem for consumir água por meio desse sistema, posteriormente.
Vale ressaltar que essa etapa deve ser realizada com o auxílio de um profissional especializado na construção de poços artesianos, seja ele poço caipira, poço semi-artesiano ou poço artesiano convencional.
Essa etapa resultará na elaboração do documento conhecido como Anotação de Responsabilidade Técnica que deve ser assinado por um geólogo, engenheiro civil, engenheiro sanitarista ou engenheiro de minas.
Feito a análise de área, pode-se seguir com a próxima etapa para a construção de um poço artesiano que consiste no orçamento de perfuração junto a uma empresa especializada e licenciada para essa atividade.
A perfuração de poço artesiano é classificada como obra de engenharia, por isso, deve ser executada por profissionais licenciados para sua realização, além de ser necessário que toda a obra seja conduzida pelo profissional engenheiro.
A empresa que realizará a construção do poço artesiano deve ser registrada e licenciada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), órgão responsável pela fiscalização de construções de poços artesianos no Distrito Federal.
A Geodril Poços Artesianos é uma empresa licenciada para a realização desse tipo de construção, caso deseje, você pode consultar o registro de homologação de qualquer empresa no site oficial do CREA.
A etapa de elaboração do projeto de construção é executada pela empresa com especialização e licença para a realização desse tipo de atividade.
No projeto de construção terão todos os detalhes da perfuração do poço artesiano, bem como a localidade, a profundidade, o tipo de poço e as partes que irão compor a estrutura, como a bomba de poço artesiano e o filtro para poço artesiano, por exemplo.
O projeto guiará toda a equipe que fará parte da obra de construção. Salientamos sempre que os poços artesianos devem ser feitos por profissionais.
Após seguidas as etapas seguidas acima, o projeto pode escalar para a fase de furar poço artesiano.
A perfuração pode ocorrer através de sondas perfurantes rotativas ou precursoras que são escolhidas de acordo com as estruturas ambientais da localidade.
Em média, a perfuração do poço artesiano pode se entender de 5 a 20 dias, a depender da complexidade de cada obra.
A solicitação de outorga para uso da água do poço artesiano é a última etapa a se considerar, consiste, basicamente, em um requerimento de autorização e legalização desse sistema de captação de água.
A outorga é obtida junto à Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA), para construções na região do Distrito Federal. Em cada região do país existe um órgão que fiscaliza e atende a esse tipo de solicitação.
Lembrando que, o uso de água de poço artesiano sem autorização é ilegal, a Lei 9.433/97 institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e prevê penalidades ao responsável da localidade que utiliza dessa estrutra sem autorização.
Considerando todas as etapas para a construção de um poço artesiano citados acima, pode-se direcionar a atenção para os locais onde essas construções podem ser realizadas.
Por isso, vale salientar que o poço artesiano pode ser feito em qualquer lugar, desde que cumpra com todas as características necessárias para o seu suporte que são descritas na etapa de análise de área, tais como as dimensões de espaço para a construção, a qualidade da água da região e a distância mínima de 500 metros de um poço artesiano para outro.
Se a localidade possuir todas essas características poderá suportar a perfuração de um poço artesiano, podendo ser utilizado para diversas finalidades como o abastecimento de residências ou poços artesianos para irrigação, por exemplo.
A água de poço artesiano é limpa e de qualidade, podendo ser utilizada para diferentes finalidades,. Por isso, tem sido cada vez mais buscada por pessoas que desejam encontrar alternativas de captação hídrica mais sustentáveis.
Assim , o poço artesiano tem sido escolhido como forma de promoção da saúde humana e preservação do meio ambiente. Para alcançar resultados positivos com a perfuração de poços artesianos deve-se ter atenção quanto a escolha da empresa que irá realizar essa atividade.
A Geodril Poços Artesianos está no mercado há mais de 55 anos promovendo o abastecimento de famílias, negócios e futuros de maneira sustentável e responsável, oferecendo os serviços de perfuração, manutenção e regularização de poços artesianos.