Queda de Pressão no Poço

Aumentando o rendimento no seu poço

A redução da pressão da água em sua torneira pode muitas vezes parecer um sinal de declínio do rendimento do poço. No entanto, antes de tirar conclusões precipitadas, verifique se qualquer equipamento de condicionamento ligado ao encanamento de água ou sistemas de remoção de ferro, foi reparado adequadamente. O declínio da pressão da água nem sempre é indicativo de um problema no poço de água. No entanto, níveis baixos de água e recarga lenta podem resultar em falta de água ou fluxo restrito.


Duas Causas Potenciais De Baixa Pressão De Água

A baixa pressão da água é normalmente causada por um dos dois problemas.


• Redução dos níveis de água em seu aqüífero devido a causas naturais, como seca ou extração excessiva do aquífero. Mesmo que o poço ainda seja produtivo, abaixar a bomba ainda pode produzir fluxo reduzido ou menor pressão da água.


• Eficiência reduzida devido a alguma forma de bloqueio em torno do furo perfurado.


Para os fins deste post, veremos questões relacionadas a um poço entupido ou bloqueado. Quando devidamente perfurado, construído e mantido, o seu poço privado pode fornecer água potável suficiente durante décadas. No entanto, se alguma forma de bloqueio ocorre o bom rendimento pode ser restrito. A perda de rendimento de água está tipicamente relacionada a um ou mais desses três problemas:


O entupimento físico pode ser maior sedimento fino, areia, silte ou argila.


Um acúmulo de escala como resultado da precipitação química.


Incrustação de telas ou entradas por colônias de bactérias ou algas.


Bloqueios geralmente levam vários anos para se desenvolver. Se o seu poço não for periodicamente monitorado, o problema pode não ser detectado e, quando finalmente descoberto, pode ser mais difícil de reparar. Determinar a causa de qualquer bloqueio é necessário para que uma solução adequada seja aplicada.


Novos poços devem ser testados para determinar uma linha de base para pH, dureza, alcalinidade, acidez, ferro, manganês e turbidez. A química do seu poço é diretamente afetada pela geologia encontrada durante a perfuração. Quando um poço é bombeado para baixo, o ar pode entrar no poço para substituir a água. O oxigênio presente pode causar mudanças na rocha e aumentar as chances de incrustação química.


Se você tiver um rendimento reduzido, o especialista abaixará a câmera no poço para realizar uma pesquisa. O levantamento da câmera é um registro permanente da aparência das zonas de orifícios abertos e dos materiais do poço, incluindo a carcaça e as telas. Normalmente, a escala e a bioincrustação (colônias bacterianas) também são visíveis, bem como a condição dos componentes do poço. O vídeo pode ser comparado ao log do poço original para avaliar as alterações.


Essas informações também podem permitir que o especialista saiba onde focar em “limpeza geral”. Uma vez determinada a causa de qualquer bloqueio, um método de tratamento pode ser desenvolvido para remover quaisquer bloqueios ou reabrir fissuras para recuperar parte do rendimento perdido.


Opções De Tratamento Para Redução do Volume


O tratamento para o bloqueio envolve tipicamente a introdução de produtos químicos junto com a agitação da coluna de água para forçar a substância química no aquífero e esfregar os componentes do poço afetado para desalojar e remover a escamação e as bactérias.


A hidrofraturação em poços rochosos é um método que aumenta a pressão da água no poço para abrir novas fissuras na rocha. Pode ser eficaz para aumentar o rendimento de um bloqueio de incrustação. Vários produtos químicos são aplicados para desalojar ou dissolver quaisquer bloqueios. Eles podem incluir detergentes, ácido e biocidas. O método de agitação utilizado pode incluir ciclos alternados de jato de água e bombeamento.


Geralmente o especialista usa uma combinação para solucionar. Ele terá o equipamento e experiência para resolver seus problemas. Na maioria dos casos, a bomba é removida. A reabilitação é tipicamente menos dispendiosa do que perfurar um novo poço e, se as regulamentações locais incluem a vedação do antigo poço, os custos podem aumentar.


A melhor solução é discutir suas opções com um especialista, incluindo os custos. O profissional obterá todas as autorizações necessárias e garantirá que qualquer procedimento atenda aos requisitos federais, estaduais e locais, incluindo armazenamento e descarte de quaisquer produtos químicos usados.


Seu contratante também falará com o Departamento de Águas local para determinar se a seca ou poços adicionais alimentados por seu aqüífero podem ser a causa. Se essas duas fontes potenciais forem descartadas, seu contratado examinará os prós e contras da reabilitação versus perfuração e construção de um novo poço.


Na Geodril Poços Artesianos, somos especialistas em resolver problemas de baixo fluxo. Se você notou uma queda na pressão da água, ou ver sinais de turbidez com a saída da água turva, ligue para nós. Podemos ajudá-lo a determinar a melhor solução para restaurar o rendimento do seu poço.

01/06/2018